Leitura da Bíblia em 72 Horas

 

Baixar Plano de Leitura

PLENEJANDO A LEITURA DA BÍBLIA EM 72 HORAS

 

Primeiro, quero agradecer e louvar a Deus por colocar em seu coração o amor pela Sua Palavra. Creio que, se você baixou este plano de Leitura da Bíblia em 72 horas, é porque, de alguma forma, está interessado neste projeto.

Creio que a Bíblia é o maior manual de sabedoria que existe. Ela é a Palavra de Deus revelada aos homens. Não tenho dúvidas de que é o livro mais importante e o mais eficaz manual de crescimento e de sucesso pessoal já escrito, pois reúne as informações necessárias para a vida bem-sucedida na terra e na eternidade.

A minha vida foi transformada a partir do dia em que passei a amar e a ler a Bíblia. Por vários anos, tenho trabalhado nesse projeto de leitura da Bíblia em 72 horas. Tive a ajuda de várias pessoas para ler esse livro sagrado e, todas as vezes que nos reunimos, algo sobrenatural e milagroso aconteceu na vida delas.

Sendo assim, quero apresentar a você esse PLANO DE LEITURA. Ler a Bíblia é uma tarefa que requer preparação espiritual. Então, é muito importante você começar esse preparo pelo menos um mês antes de dar início à leitura das Escrituras.

É bem provável que você descubra formas inovadoras de aprimorar esse plano. Antecipadamente, quero pedir a sua colaboração nisso, relatando-me suas experiência ao final da leitura e enviando ideias para possíveis melhorias do projeto.

Esse planejamento necessita do arquivo em Excel, que você pode baixar do site: http://oseias.net/leitura-da-biblia-em-72-horas/

O PRIMEIRO PASSO: A ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES

São necessários 36 EQUIPES de, pelo menos, 4 (quatro) pessoas para executar o plano de leitura. Nada impede que tanto os líderes como os outros integrantes da equipe façam parte de mais de uma outra, porém é imprescindível que sejam organizados os 36 grupos.

Há uma pasta nessa planilha com o nome 001-MONTAGEM-EQUIPES. Nessa pasta, existe uma lista que deverá ser preenchida com o nome do líder de cada equipe e os participantes dela. O coordenador da leitura deverá relacionar o nome de no máximo 10 participantes de cada grupo e, no mínimo, 4.

É importante destacar que nada impede que mais pessoas participem de um determinado grupo, porém o desafio do organizador da leitura da Bíblia em 72 horas é dar o primeiro passo conseguindo todas as equipes, com pelo menos um líder e mais 4 pessoas. Esse é um grande desafio!

É importante que, no momento de organizar as equipes, sejam relacionados os números de telefones dos participantes, para que estes sejam contatados caso o líder não apareça no horário pré-estabelecido; afinal, isto pode acontecer. Falaremos disso mais à frente.

Após completar o preenchimento da ficha com o nome dos líderes e dos participantes das equipes, a planilha 001-MONTAGEM-EQUIPES deverá ser preenchida, pois os dados nela relacionados alimentarão o quadro de acompanhamento da leitura (na planilha, é a pasta 002-CONTROLE DA LEITURA), que será um impresso importante para o dia da leitura da Bíblia.

SEGUNDO PASSO: A DIVULGAÇÃO DO PROJETO

É importante que o coordenador do projeto de leitura tenha em mente por que ler a Bíblia toda em 72 horas.

Quando criamos esse projeto, eu e meus grupos visávamos a três objetivos:

1) proclamar a Palavra de Deus em um ato de reconhecimento da importância dela e de valorizá-la;

2) levar a maior quantidade de pessoas a ler a Palavra de Deus e a refletir sobre a mensagem bíblica durante 72 horas.

3) aproveitar o Dia da Bíblia, que é comemorado no 2º domingo do mês de dezembro, um dia de enaltecimento da Palavra de Deus.

Para divulgar o projeto, o coordenador dos grupos pode fazer um cartaz ou um banner e anexá-lo em sua igreja, bem como falar dele nos cultos e eventos da igreja, de modo a envolver todos os departamentos e atrair pessoas a inscreverem-se em uma equipe.

Se o coordenador do projeto de leitura, conseguir todos os líderes das equipes e estes conseguirem completar a sua equipe com mais 9 pessoas, teremos um total de 360 pessoas envolvidas na leitura da Bíblia em 72 horas. Esta é uma quantidade excelente de pessoas. Mas não será fácil atingir essa mera. Cito este número de participantes para que o coordenador reconheça a importância de ele fazer uma boa divulgação do projeto. Contudo, como já foi dito, as pessoas podem participar de mais de uma equipe.

Nesse plano de leitura há, inclusive, um tópico sobre premiação, o qual tem o objetivo de despertar o interesse das pessoas pelo projeto, e uma das premiações é concedida às pessoas que participam de mais de uma equipe.

Na planilha, há também uma pasta nomeada 004–PUBLICIDADE. Nela existe um texto que utilizamos para divulgar o projeto. Mas o coordenador da leitura está livre para usar o seu próprio método de divulgação e fazer as adaptações ao projeto que ele considerar necessárias.

Lembre-se de que a divulgação é extremamente importante para levar a maior quantidade de pessoas a inscreverem-se. Mesmo aquelas que não se inscreveram antecipadamente, poderão participar da leitura da Bíblia nos dias propostos.

Uma semana antes da leitura da Bíblia, o coordenador do projeto, poderá imprimir lembretes para entregar a cada líder de equipe. Eles, por sua vez, também podem criar lembretes para comunicar e convocar sua equipe a participar da leitura nos dias programados. Isso permitirá uma melhor divulgação e execução do projeto. Nesse lembrete deverá haver as seguintes informações: o nome do líder, o nome dos participantes da equipe e o dia e o horário de cada leitura proposta.

TERCEIRO PASSO: O PREPARO DO AMBIENTE PARA A LEITURA DA BÍBLIA

Um dos desafios do coordenador do projeto é conseguir um local que será usado nessas 72 horas EXCLUSIVAMENTE para a leitura da Bíblia. Na igreja onde coordenei esse projeto, a Catedral das Assembléia de Deus em Brasília, os pastores sempre fizeram questão de cancelar os eventos ali durante esses dias, a fim de apoiar a leitura da Bíblia.

As coisas têm o valor que atribuímos a elas. Se o seu pastor não der importância ao projeto, se o ambiente não for agradável, se houver interrupções durante a leitura bíblica devido à movimentação excessiva de pessoas ou outras coisas para distraí-las, haverá um clima de desinteresse, e os objetivos não serão alcançados.

Por isso, é importante que o coordenador do projeto converse com o pastor da igreja onde os grupos serão reunidos para leitura, a fim de verificar um local adequado. No exemplo que citei acima, o templo central era liberado para isso. O pastor presidente fazia questão de participar. Os cultos de quinta-feira, sexta-feira, de sábado e de escola dominical eram todos direcionados para a realização da leitura da Bíblia em 72 horas.

A leitura da Bíblia em 72 horas exigirá:

  1. Um ambiente adequado que permita a leitura ininterrupta da Bíblia em 72 horas. Convém verificar se há boa ventilação, iluminação e som no local, bem como acentos e água suficientes para todos os participantes;
  2. Um local para fixar o quadro de acompanhamento da leitura (ver o tópico IMPRESSOS NECESSÁRIOS). É importante que o quadro fique bem destacado, de frente para os participantes da leitura;
  3. Um local para fixar o quadro dos livros lidos (ver o tópico IMPRESSOS NECESSÁRIOS). É importante que o quadro fique bem destacado, de frente para os participantes da leitura;
  4. Caneta para escrever e atualizar o quadro de acompanhamento;
  5. Giz de cera para pintar o quadro dos livros;

6. É importante também incumbir uma pessoa de providenciar um lanche para a madrugada, pois isso deixará os participantes mais animados.

QUARTO PASSO: PROVIDENCIAR OS IMPRESSOS NECESSÁRIOS

Durante as 13 edições da leitura da Bíblia em 72 horas, utilizamos dois impressos que são extremamente úteis no acompanhamento e monitoramento da leitura da Bíblia. Esses impressos são:

  1. o Controle da leitura da Bíblia, que está na Planilha PASTA-002- CONTROLE DA LEITURA;
  2. Os Livros lidos, que está na Planilha PASTA-003-LIVROS LIDOS;

Esses impressos têm como objetivo controlar a leitura da Bíblia. Após o preenchimento da PASTA 001-MONTAGEM–EQUIPES, explicado em O primeiro passo: organizar as equipes, a PASTA 002-CONTROLE DA LEITURA será preenchida automaticamente. Nesta pasta, haverá os seguintes recursos:

  • Um cronograma de leitura, informando o início e o término da leitura de cada livro da Bíblia, por horário. Esse cronograma permite ao coordenador da leitura fazer o acompanhamento para verificar se toda a Bíblia será lida em até 72 horas.
  • Uma lista das equipes que participarão da leitura, com as informações detalhadas sobre o número de equipes e de participantes; o nome do líder de cada equipe e o nome dos participantes; o nome do primeiro e do último livro bíblico a ser lido por cada equipe.
  • Um quadro de avisos, com informações gerais para a leitura da Bíblia.
  • Um quadro de livros lidos, que está na planilha PASTA-003- LIVROS LIDOS. Esse impresso deve ser utilizando no decorrer da leitura da Bíblia. Sempre que um livro for completamente lido, será assinalado no espaço indicado. Isso dará uma ideia geral de como está a leitura da Bíblia.

Esses materiais deverão ser impressos antecipadamente, para que no dia da leitura o coordenador da leitura possa afixá-los no local da leitura da Bíblia, bem à vista de todos.

CHEGOU O DIA. ATENÇÃO PARA OS IMPREVISTOS

Segue uma lista de verificação, com o objetivo de que a leitura da Bíblia obtenha o maior êxito possível.

  1. Como fazer as anotações no quadro de acompanhamento da leitura?
  • No quadro de acompanhamento, impresso 002-CONTROLE DA LEITURA, deverá ser informado livro, capítulo e versículo pelo qual cada equipe iniciará a leitura da Bíblia. Quando a equipe cumprir seu tempo de leitura, também deverá ser informado no quadro livro, capítulo e versículo que ela completou sua leitura.
  • Os nomes das pessoas que realmente participaram da leitura da Bíblia naquele horário deverão ser informados. Pode ser que algum membro de uma equipe não tenha comparecido ou não tenha previamente se inscrito.
  1. E se a leitura atrasar?
  • O coordenador da leitura e o líder da equipe que está lendo devem ficar alerta para acompanhar o cumprimento do cronograma de leitura. Caso ocorra um atraso grande, será necessário criar uma equipe de apoio para acelerar a leitura. Veja o tópico: EQUIPE DE ATUALIZAÇÃO DA LEITURA.
  1. E se a leitura adiantar?
  • É algo positivo a leitura ser adiantada. Em todos os anos que lemos, por três vezes, conseguimos fechar a leitura da Bíblia em 70 horas. Isto não é comum.
  1. O que fazer com líderes de equipe e participantes que não comparecerem para a leitura?
  • É importante que o coordenador crie uma forma de monitorar a leitura da Bíblia e os líderes de equipe, de modo que, se um destes não comparecer, seja imediatamente contatado e/ou substituído.
  1. Como fazer a relação daqueles que realmente participaram da leitura, para fins de premiação?
  • É importante incentivar os participantes das equipes a preencherem um cupom ou uma lista, para que, no final da leitura, havendo uma premiação, seja possível realizar o(s) sorteio(s).
  1. O que providenciar para a alimentação?
  • É importante deixar uma pessoa responsável para providenciar um lanche na madrugada.

EQUIPE DE ATUALIZAÇÃO DA LEITURA

A tarefa de ler toda a Bíblia em 72 horas é um desafio exaustivo. São quase 2.982.839 de letras, num total de 706.865 palavras, 31.105 versículos. Esses dados são da Bíblia Almeida Revista e Corrigida. Assim, pode ocorrer de pessoas que têm uma menor facilidade para leitura gerarem um atraso na leitura. E se o atraso for equivalente à leitura de uma equipe, será necessário criar o que chamamos de equipe de atualização.

Essa equipe será criada com um grupo de no mínimo 4 pessoas, que darão continuidade à leitura da Bíblia a partir de um horário fixado pelo líder, até que a equipe oficial chegue aonde esta equipe iniciou.

Vejamos um exemplo de como essa equipe pode funcionar.

Suponha que a leitura da Bíblia está atrasada em duas horas, e a equipe de nº 33 deveria iniciar a leitura em Atos 16 (conforme mostra o nosso cronograma pasta 002-CONTROLE DA LEITURA). Contudo, a última equipe, a de nº 32, fechou a leitura em João 11, dando início a um atraso de duas horas. Então, a equipe de atualização iniciará a leitura em Atos 16, enquanto a equipe oficial continuará a leitura até fechar Atos 15.

Essa equipe de atualização será opcional, cabendo ao coordenador da leitura acioná-la ou não.

FECHAMENTO DA LEITURA

O fechamento da leitura da Bíblia é um momento marcante, pois temos a sensação de dever cumprido, com prazer e alegria radiante. Temos por costume chamar todos os integrantes para participarem da última equipe, pois, assim, todos poderão de forma alegre e entusiasmada desfrutar desse precioso momento. É uma oportunidade de sermos gratos a Deus pela Sua Palavra e de agradecer aqueles que se dispuseram a realizar esse projeto de leitura conosco.

PREMIAÇÃO

As pessoas se sentem mais interessadas em participar de projetos quando há premiação envolvida. E como estamos tratando de um projeto de leitura da Bíblia, é uma grande oportunidade de premiar aqueles que se interessam por ela com um exemplar da própria Bíblia Sagrada.

Nas edições que já realizamos da Leitura da Bíblia em 72 horas, temos dois tipos de premiação:

  • Prêmio para os três participantes que mais estiveram presentes nas equipes. Já houve pessoas que participaram de 54 horas de leitura. Elas foram muito aplicadas à tarefa.
  • Prêmio para os sorteados. Um sorteio é realizado a partir da lista de nomes dos participantes.

ENVIAR INFORMAÇÕES SOBRE A LEITURA

Temos total interesse em aprimorar e melhorar a leitura da Bíblia em 72 horas, e gostaríamos muito de saber como foi participar desse projeto em sua igreja. Por isso, pedimos que você nos envie informações, bem como fotografias e relatos sobre o que deu certo e o deu errado na leitura da Bíblia em sua igreja.

Por favor, envie essas informações para: oseias@oseias.net ou Joshua@oseias.net.

Se possível, envie também para nossa página no Facebook comentários sobre a leitura da Bíblia em sua igreja.

 

AGRADECIMENTOS

 

Sou profundamente edificado ao ler Bíblia Sagrada e meditar sobre tudo o que nela é revelado, bem como ao ouvir os vários testemunhos de pessoas que participaram dessa maratona de leitura bíblica.

A Bíblia revela a sabedoria de Deus. Ela ensina ao homem os princípios que o Criador estabeleceu para a uma vida longa e saudável, de sucesso, liberdade e alegria, bem como para termos relacionamentos bem ajustados. Ela é um manual para aqueles que querem ter uma vida plena nesta terra e para os que querem ir morar com Deus.

No Salmo 112.1-3, lemos:

 

Bem aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra: a geração dos justos será abençoada. Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.

 

Há proteção garantida para aqueles que guardam os preceitos e observam os princípios revelados na Bíblia.

Eu louvo a Deus por sua vida e pela daqueles que se envolverão no projeto de leitura da Bíblia em 72 horas. E creio que as bênçãos e as promessas àqueles que amam a Palavra de Deus alcançarão sua vida e a da sua descendência.

 

Com muito carinho, Brasília-DF, Dezembro de 2012

 

 

Pr. Oséias Gomes Oliveira.

 

 

No comments yet.

You must be logged in to post a comment.

No trackbacks yet.